Soltem-me, pedia Yoani

... Vão ter de escutar Porque se algo tenho é a palavra para falar Yoani Sanchez Uma jovem mulher de Cuba que sofreu violência institucional. Quantas de nós aqui também no Brasil sofreram de violência policial! ...
...
"As duas violências foram muito graves, a doméstica e a institucional. Em ambas, me senti impotente. Mas não ver a quem recorrer é algo que deixa a pessoa muito frustrada, deprimida"

Maria da Penha

sábado, julho 11, 2009

SPM articula implementação do Pacto em estados do Nordeste

Secretários estaduais de Sergipe e Alagoas receberam a diretora da SPM para estabelecer as bases para implantação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), por meio da diretora Kátia Guimarães, articulou nesta semana, junto às Secretarias Estaduais de Justiça e Assistência Social de Sergipe e Alagoas a implantação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O estado do Rio Grande do Norte foi visitado na semana passada e o próximo a receber a representante da SPM é o estado da Paraíba. Até o final de julho os governadores destes estados devem receber a ministra da SPM, Nilcéa Freire, para efetuar a assinatura  de implementação do Pacto. 

O Pacto é uma iniciativa do governo federal, sob a coordenação da SPM, voltado para o desenvolvimento de um conjunto de ações, para os próximos quatro anos, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Até 2011, serão aplicados R$ 1 bilhão em quatro eixos estruturantes: consolidação da Política de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e implementação da Lei Maria da Penha; promoção dos Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres; combate à Exploração Sexual de Meninas e Adolescentes e ao Tráfico de Mulheres; promoção dos Direitos Humanos das Mulheres em Situação de Prisão.

Da SPM