Soltem-me, pedia Yoani

... Vão ter de escutar Porque se algo tenho é a palavra para falar Yoani Sanchez Uma jovem mulher de Cuba que sofreu violência institucional. Quantas de nós aqui também no Brasil sofreram de violência policial! ...
...
"As duas violências foram muito graves, a doméstica e a institucional. Em ambas, me senti impotente. Mas não ver a quem recorrer é algo que deixa a pessoa muito frustrada, deprimida"

Maria da Penha

sábado, julho 25, 2009

A ministra Nilcéa Freire assina acordo para implementação do pacto nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher

A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), assinou nesta sexta-feira (24), no Palácio da Redenção, o Acordo de Cooperação para Implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O Pacto é um acordo de Cooperação mútua entre o Governo Federal, Estados e Municípios, onde será desenvolvido um conjunto de ações no combate à violência contra a mulher.

Segundo a Ministra Nilcéa Freire, a luta pela redução da Violência Contra a Mulher não é só do Governo Federal e dos Organismos de Políticas para Mulheres, mas de toda sociedade. "A construção do Plano e do Pacto é um desafio dos Estados e Municípios, para a integração e diálogo entre o Governo Federal e a Sociedade Civil", afirmou a Ministra.

A Prefeitura de João Pessoa, que também aderiu ao Pacto Nacional, esteve representada pelo Vice-prefeito Luciano Agra, que destacou o importante papel que a Gestão Municipal vem desenvolvendo junto às mulheres. "Desde o início do mandato do Prefeito Ricardo Coutinho, o governo tem como prioridade o desenvolvimento de políticas públicas para mulheres. São programas e projetos já implantados no município que estão contribuindo para a cidadania e autonomia das mesmas", destacou Luciano.

Nesta gestão já foram implantados serviços como o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, que orienta, acolhe e apoia as mulheres em situação de violência; o Centro de Referência em Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual, que funciona no Instituto Cândida Vargas e garante atendimento psicossocial às vítimas; o Centro de Atendimento às Vitimas de Crimes (CEAV) e o Centro Especializado da Assistência Social.

Para a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Nézia Gomes, aderir ao Pacto é dar mais um passo na superação das desigualdades entre homens e mulheres, e enfrentar a violência é garantir um futuro menos violento para toda sociedade. "O Pacto vem não só para enfrentar os efeitos da violência, mas para prevenir, através de políticas públicas direcionadas e articuladas, que garantam os direitos das mulheres que vivem em situação de violência", comentou a Secretária.

No total, 16 Estados já aderiram ao Pacto, e a Paraíba, em conjunto com os municípios, foi mais um a integrar essa parceria junto ao Governo Federal. "Será uma ação complexa e permanente. Nosso compromisso firmado com as mulheres é de acentuar a responsabilidade e garantir cidadania, principalmente, dignidade às mulheres, livrando-as de toda e qualquer forma de preconceitos e violência", disse a Ministra Nilcéa Freire.

O Pacto

Com o objetivo de prevenir toda forma de violência, o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher tem como prioridade o desenvolvimento de ações, prioritariamente, às mulheres rurais, negras e indígenas em situação de violência.

O Pacto está dividido em quatro áreas de atuação: Consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres e Implantação da Lei Maria da Penha; combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e enfrentamento à feminização da Aids e outras DST´s; além da promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão.

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=11279