Soltem-me, pedia Yoani

... Vão ter de escutar Porque se algo tenho é a palavra para falar Yoani Sanchez Uma jovem mulher de Cuba que sofreu violência institucional. Quantas de nós aqui também no Brasil sofreram de violência policial! ...
...
"As duas violências foram muito graves, a doméstica e a institucional. Em ambas, me senti impotente. Mas não ver a quem recorrer é algo que deixa a pessoa muito frustrada, deprimida"

Maria da Penha

domingo, julho 12, 2009

Manifestação de Mulheres busca mais igualdade na cena política

Mulheres fazem manifestação criativa na Câmara dos deputados para sensibilizá-los na votação de reforma da Lei eleitoral

Na tarde desta terça-feira (07/07), mulheres de diversos segmentos se manifestaram na Câmara dos deputados a fim de sensibilizar os congressistas sobre as propostas mínimas de reforma da Lei 9504, de 30 de setembro de 1997. A votação para as propostas de emenda estão sendo votadas hoje, na Câmara.

A principal proposta de mudança que as mulheres reivindicam é a do o § 3º do Art. 10 da Lei 9504/97, que assegura uma cota mínima de 30% e máxima de 70 % por sexo para as candidaturas nas eleições proporcionais – resultado de uma ação articulada dos movimentos de mulheres e de atuação corajosa da bancada feminina – é a segunda norma aprovada, nas últimas décadas, com o objetivo de ampliar a participação das mulheres na política representativa. Na época foi, sem dúvida, um avanço, mas a simples reserva de candidaturas – e não a reserva de assentos – mostrou-se insuficiente para suprimir a lacuna existente.

Segundo levantamento da União Interparlamentar (UIP), em setembro de 2008 as mulheres brasileiras representavam apenas 9% da Câmara Federal, número que colocava o Brasil na 142ª colocação no ranking entre 188 países pesquisados.

Este número impressiona ainda mais ao compararmos o Brasil com outros países: em Cuba, as mulheres ocupam 43,2% das cadeiras do parlamento; na Argentina – 40%; no Peru – 29,2%; no Equador – 25%; na Venezuela – 18,6%; na Bolívia – 16,9%; no Chile – 15%; e no Paraguai – 12,5%. O Brasil, nas Américas, fica à frente somente da Colômbia, do Haiti e de Belize.

Esse vergonhoso déficit é uma triste realidade que contradiz os anseios democráticos do povo brasileiro.

Na integra na SPM