Soltem-me, pedia Yoani

... Vão ter de escutar Porque se algo tenho é a palavra para falar Yoani Sanchez Uma jovem mulher de Cuba que sofreu violência institucional. Quantas de nós aqui também no Brasil sofreram de violência policial! ...
...
"As duas violências foram muito graves, a doméstica e a institucional. Em ambas, me senti impotente. Mas não ver a quem recorrer é algo que deixa a pessoa muito frustrada, deprimida"

Maria da Penha

quarta-feira, maio 20, 2009

Seminário discute Lei Maria da Penha em Porto Alegre

 Há cerca de três anos a mulher brasileira conta com uma lei específica contra agressões, principalmente dentro de sua própria casa: a Maria da Penha. O Ministério da Justiça (MJ) quer difundir ainda mais esse importante instrumento e realiza, nos dias 21 e 22, em Porto Alegre, um seminário específico de capacitação, sobretudo junto aos Promotores de Justiça, que atuam diariamente na área. O seminário é resultado de uma parceria com o Ministério Público do Rio grande do Sul (MP/RS) e também servirá para o lançamento no estado de um cadastro que permitirá traçar um perfil social das vítimas e dos agressores envolvidos. Será como um banco de dados, que permitirá um panorama exato dos índices de violência doméstica e familiar, e que deverá ser estendido a todo o país.

O ministro Tarso Genro e o secretário de Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, participarão da abertura do encontro, que é mais uma iniciativa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Em 2008, o MP/RS recebeu R$ 200 mil para criação e estruturação de um núcleo de apoio com a função de fomentar a atuação uniformizada das Promotorias de Justiça, especialmente no cadastro dos casos ocorridos.

Uma campanha educativa de conscientização também está sendo desenvolvida pelo MJ e MP/RS. O evento na capital gaúcha reunirá, ainda, promotores de Justiça do Pará, Alagoas e Pernambuco como palestrantes e replicadores das experiências exitosas em seus estados no tema. Clique aqui e tenha acesso à programação. Do MJ