Soltem-me, pedia Yoani

... Vão ter de escutar Porque se algo tenho é a palavra para falar Yoani Sanchez Uma jovem mulher de Cuba que sofreu violência institucional. Quantas de nós aqui também no Brasil sofreram de violência policial! ...
...
"As duas violências foram muito graves, a doméstica e a institucional. Em ambas, me senti impotente. Mas não ver a quem recorrer é algo que deixa a pessoa muito frustrada, deprimida"

Maria da Penha

terça-feira, junho 30, 2009

Pantera Farrah Fawcett no combate a violência Doméstica

A atriz Farrah Fawcett, que morreu nesta quinta-feira (25) depois de uma longa batalha contra o câncer, deixou parte de sua herança para vários abrigos que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica, diz o site Radar On-Line.

Além do seu papel como uma das "Panteras" na série de TV dos anos 70, Fawcett interpretou Francine Hughes, a protagonista do telefilme "Cama ardente" ("The burning bed", de 1984.) Baseado em fatos reais, o longa conta a história de Francine, que incendiou o marido depois de sofrer por anos com suas agressões. Hughes foi inocentada da acusação de assassinato por ser considerada mentalmente incapaz – foi um dos primeiros casos bem-sucedidos a usar a "síndrome da mulher agredida" como tese de defesa.
Elogiada pelo papel, Fawcett seguiu apoiando a causa contra violência doméstica durante o resto da sua vida. G1
..

O filme Cama Ardente baseado em caso real conta a história de Francine Hughes ,que em 1977 é acusada e presa por ter causado o incêndio que matou seu marido. Aos poucos, ela revela a rotina de espancamentos e humilhações que a levaram a cometer tal ato.