Soltem-me, pedia Yoani

... Vão ter de escutar Porque se algo tenho é a palavra para falar Yoani Sanchez Uma jovem mulher de Cuba que sofreu violência institucional. Quantas de nós aqui também no Brasil sofreram de violência policial! ...
...
"As duas violências foram muito graves, a doméstica e a institucional. Em ambas, me senti impotente. Mas não ver a quem recorrer é algo que deixa a pessoa muito frustrada, deprimida"

Maria da Penha

quarta-feira, abril 01, 2009

Mulher Proteja-se

A confiança no parceiro é a principal razão para que 70% dos casais abandonem o uso do preservativo. Isto é o que aponta uma pesquisa do Pólo de Prevenção DST/Aids da Universidade de Brasília.

O estudo, divulgado pelo jornal Saúde em Movimento, mostrou que, de 250 casais entrevistados, 70% não usam camisinha. O consumo de bebidas e drogas também provoca o esquecimento da proteção.

De acordo com Mário Angelo Silva, coordenador do pólo, a falta de cultura do uso do preservativo contribui para o aumento dos casos de HIV. "A Aids continua sendo uma doença do outro, estigmatizada e não prevenida adequadamente".

Criado há cinco anos para estimular o uso do preservativo e orientar sobre sexualidade e doenças, o Pólo de Prevenção DST/Aids funciona na Universidade de Brasília.Entre outras atividade, o pólo distribui cerca de quatro mil camisinhas/mês aos cadastrados.

Cerca de 65% dos cadastrados são homens, e a quantidade de camisinhas femininas distribuídas é mínima. "As mulheres ainda têm dificuldade para exigir a prevenção. Temos de desconstruir o mito de que o preservativo atrapalha o prazer ou que o uso é atestado de infidelidade", destaca o coordenador.

No A Tarde

...

Mulher Proteja-se