Soltem-me, pedia Yoani

... Vão ter de escutar Porque se algo tenho é a palavra para falar Yoani Sanchez Uma jovem mulher de Cuba que sofreu violência institucional. Quantas de nós aqui também no Brasil sofreram de violência policial! ...
...
"As duas violências foram muito graves, a doméstica e a institucional. Em ambas, me senti impotente. Mas não ver a quem recorrer é algo que deixa a pessoa muito frustrada, deprimida"

Maria da Penha

sexta-feira, março 13, 2009

Temos 117,4 milhões para investir no enfrentamento a violência




O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres reafirma a concepção de que o sistema de saúde público é uma das áreas fundamentais para a estruturação de uma política pública de enfrentamento à violência contra a mulher.
Portanto, nos próximos quatro anos, estão previstos investimentos para a garantia de atendimento nos serviços de saúde das mulheres que sofreram violência sexual. A ampliação proporcionará a adolescentes e mulheres o acesso imediato a cuidados de saúde, à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez indesejada


Nessa direção, até 2011, será implementado um conjunto de iniciativas no âmbito da promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e do enfrentamento à feminização da Aids que visa dar assistência às mulheres em situação de violência sexual.
Dentre elas:
Ampliação da oferta de métodos anticoncepcionais reversíveis, entre eles, a pílula de anticoncepção de emergência;
Garantia do abortamento legal;
Implementação do Plano Integrado de Enfrentamento à Feminização da Epidemia de Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis;
Implementação das diretrizes, normas técnicas, protocolos e fl uxos de atendimento a mulheres em situação de violência sexual e doméstica.
...

A SPM terá R$ 117,4 milhões, neste período, para investir no enfrentamento à violência contra a mulher, o que representa um aumento de 300% em relação ao PPA anterior.
Leia na íntegra