Soltem-me, pedia Yoani

... Vão ter de escutar Porque se algo tenho é a palavra para falar Yoani Sanchez Uma jovem mulher de Cuba que sofreu violência institucional. Quantas de nós aqui também no Brasil sofreram de violência policial! ...
...
"As duas violências foram muito graves, a doméstica e a institucional. Em ambas, me senti impotente. Mas não ver a quem recorrer é algo que deixa a pessoa muito frustrada, deprimida"

Maria da Penha

segunda-feira, março 03, 2008

Juizado da Mulher recebe alto volume de representações

Órgão recebe até 12 Medidas Protetivas de Urgência por dia

Escrivã diz que na segunda-feira o número de processos deve triplicar


Marcela Barrozo

Já em sua primeira semana de funcionamento, a Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher recebe uma média alta de termos de Medidas Protetivas de Urgência – entre 10 a 12 diárias, segundo informou a escrivã Ana Regina da Rocha.

Somente na manhã de ontem, havia sete representações na mesa da escrivã, a fim de serem cadastradas e enviadas para o Ministério Público. A expectativa é que esse número triplique na segunda-feira, uma vez que os termos se acumularão nas delegacias durante o fim de semana.

“A maioria dos casos são agressões, provocadas por maridos, padrastos e até tios”, afirmou Ana. Grande parte das medidas protetivas recomenda o afastamento do agressor do convívio com a vítima e possíveis testemunhas, ficando impedido até mesmo de entrar em contato por qualquer meio de comunicação.

Atuando em sistema informatizado, o parecer do juiz às solicitações demora, no máximo, 48 horas, informa a escrivã. “Cadastramos e enviamos tudo por meio da internet, o que dá mais celeridade ao processo”, comentou a escrivã. O link do Processo Judicial Digital (Projudi) está inserido na home page do Tribunal de Justiça na internet (www.tj.ac.gov.br). Isto se deve à parceria com o Supremo Tribunal Federal, que doou o equipamento e o software do sistema de tramitação eletrônica de processos.

“Mas vários processos correm em segredo de justiça. Até mesmo promotores e advogados que quiserem ter acesso ao andamento de algum processo, precisam estar cadastrado no sistema. Quem não é cadastrado, no máximo vai obter informações básicas se digitar o nome de uma das partes”, ressalva Ana Regina.

O prédio da “Vara da Mulher” é equipado com salas específicas de atendimento de assistentes sociais, psicólogos e advogados. Possui ainda uma brinquedoteca e salas separadas de audiência tanto para homens como para mulheres, que é uma maneira de evitar o encontro entre as partes no decorrer do processo.

Denuncie - Em funcionamento desde a última segunda-feira, a Vara atende no horário de 8h às 18h e está localizada na rua 24 de janeiro, 55 - Segundo Distrito. Balcão de informações: 3211-3815. Para denunciar casos de violência contra a mulher, disque 180.

http://www2.uol.com.br/pagina20/08032008/cot0408032008.html