Soltem-me, pedia Yoani

... Vão ter de escutar Porque se algo tenho é a palavra para falar Yoani Sanchez Uma jovem mulher de Cuba que sofreu violência institucional. Quantas de nós aqui também no Brasil sofreram de violência policial! ...
...
"As duas violências foram muito graves, a doméstica e a institucional. Em ambas, me senti impotente. Mas não ver a quem recorrer é algo que deixa a pessoa muito frustrada, deprimida"

Maria da Penha

quinta-feira, março 06, 2008

EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!

Mulheres que lutaram e revolucionaram a vida da mulher e seu papel no mundo:

1-Escritora Francesa Simone de Beauvoir (1908/1986) - inventora do feminismo, com o seu livro "O Segundo Sexo", lançado em 1949, que na época foi visto como atentado ao pudor, criou bases para o feminismo. Sem ele não existiria paridade, mulheres deputadas, governadoras, ministras e presidentes.

2-Behi Friecham (1921/2006) – lutou pelo direito da mulher ter uma profissão e exercê-la, atingindo todo seu potencial. Ela era americana.

3-Coco Chanel – incendiária da moda, nasceu na França, (1883/1971) livrou as mulheres dos espartilhos, das roupas apertadas e dos chapéus incômodos. As peças confortáveis e elegantes que hoje são usadas são invenções sua, ou nela foram inspiradas.

4-Bertha Lutz – uma brasileira pelo voto – (1894/1976) lutou pelo direito da mulher brasileira votar, organizando um vôo num aeroplano, lançando folhetos sobre o Congresso Nacional o Palácio do Catete e os jornais da cidade. Deus sugestões ao anteprojeto da constituição de 1934, ocupou uma cadeira na câmara dos Deputados, em 1936 representou o Brasil na Conferência Internacional do Trabalho, na Filadélfia, em 1944. Como resultado de sua luta, em 1932, Getúlio Vargas instituiu o voto feminino.

5-Carmem Silva - (1919/1985) - psicóloga, Gaúcha representou a vertente popular do feminismo brasileiro, sendo colunista da revista Cláudia por 22 anos consecutivos. Tornou-se a jornalista mais influente da imprensa feminina, abordando temas tabus, à época, como divórcio, anticoncepcionais, dupla jornada de trabalho e igualdade de direitos entre os sexos.